domingo, 2 de janeiro de 2011


Antecessores dos animais

  • Urmetazoan - o primeiro animal da face da Terra. Evoluiu á partir dos Choanozoários.
  • Urbilaterian - o primeiro animal de simetria bilateral da face da Terra.
  • Filo Choanozoa - Elos-perdidos entre os Protistas unicelulares e os animais, assim como também os fungos (por parte da família Nucleariidae que por vezes é tida até como um grupo separado dos Choanozoários). Grupo em que se encontra todo o Reino Metazoa. Em algumas classificações, os Choanozoários são tidos como dentros do Reino Animal, sendo por isso tidos por vezes como os únicos animais unicelulares.
    • Classe Choanoflagellatea- Grupo irmão do Reino Metazoa. Grupo em que também se encontram todo o Reino Metazoa
      • Gênero Proterospongia - Como um formador de colônias de coanoflageladosProterospongia é do interesse dos cientistas no estudo dos mecanismos de comunicação e adesão celular como ancestral dos animais.[1][2] Oscoanócitos dos Poríferos parecem-se com os Choanoflagelados. Os Poríferos são muito próximos a uma colônia celular de coanoflagelados, (o que mostra o provável salto evolutivo de unicelulares para pluricelulares) pois cada célulaalimenta-se por si própria.
      • Reino Metazoa - O Reino Animal

               VOCÊ VERA AGORA ALGUNS ANIMAIS DESTRE PERODO E A EVOLUÇÃO DELES:

                                    
                                                    brontoscorpio
                                    
                                                         opabinia
                                            
                                                          belemintes

Tetrapodomorpha

Grupo de peixes Sarcopterígios antecessores dos anfíbios e de todos os tetrápodes. Grupo em que se encontram todos os tetrápodes. O peixe Ventastega, que possuia membros no lugar de nadadeiras, foi a forma de trancissão do peixe Titaalik para o Acanthostega, sendo o antecessor de todos os tetrápodes. Em algumas classificações, o Acanthostega aparece como anfíbio, em outras, como tetrápode basal.


Galeria da evolução dos Tetrapodomorpha para Tetrápodes

In Late Devonian vertebrate speciation, descendants of pelagic lobe-finned fish – like Eusthenopteron – exhibited a sequence of adaptations: Panderichthys, suited to muddy shallows; Tiktaalik with limb-like fins that could take it onto land; Early tetrapods in weed-filled swamps, such as:   Acanthostega which had feet with eight digits,   Ichthyostega with limbs. Descendants also included pelagic lobe-finned fish such as coelacanth species.

Tetrápodes basais


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário