Arthropleura (grego para articular costela ) foi um medidor de 0,3-2,6 (1-8,5 pés) em relação longa de centopéias emiriápodes , nativo do Alto Carbonífero (340-280.000.000 de anos atrás) do que é hoje nordeste da América do Norte eEscócia . É a maior terra conhecida invertebrados de todos os tempos, e teria tido alguns predadores .
DESCRIÇÃO E COMPORTAMENTO
O que Arthropleura comeu é uma questão de debate entre os cientistas , já que nenhum dos fósseis têm a bocapreservada. No entanto, é razoavelmente certo que ela teria tido um conjunto nítido e poderoso de mandíbulas . Partindo desse pressuposto, que costumava-se pensar que Arthropleura era carnívoro , mas recentemente descobriu fósseis foram encontrados com pteridófitas esporos no intestino e no associada coprólitos [ 1 ] , sugerindo que a criatura comiaplantas .
Pegadas fossilizadas de Arthropleura foram encontrados em muitos lugares. Estes aparecem como longas, fileiras paralelas de pequenas estampas, que mostram que ele agiu rapidamente em toda a floresta chão, desviar para evitar obstáculos, como árvores e pedras.
Como se moveu sobre, Arthropleura teria escovado contra muitos tipos diferentes de plantas, e pode ter ajudado a floresta se reproduzem por espalhar os esporos sobre o local. Pensa-se também que Arthropleura foi capaz de viajar sob a água, e que pode ter retornado aos lagos e rios, a fim de muda sua concha. Este teria tornado vulnerável a ataques de grandes peixes e anfíbios. Em terra de um adulto Arthropleura teria poucos inimigos.
Arthropleura evoluiu de crustáceo -como antepassados no início do Carbonífero, e foi capaz de crescer maior do que os artrópodes modernos, em parte devido ao alto percentual de oxigênio na Terra atmosfera naquela época, e por causa da falta de grandes terrestres vertebrados predadores . Fósseis faixas de um artrópode que datam do Siluriano às vezes são atribuídas a qualquer Arthropleura , ou um Siluriano-to Early-Devoniano milípede chamado Eoarthropleura .Arthropleura foi extinta no início do Permiano período, quando o clima úmido começou a secar, destruindo o florestas do Carbonífero, e permitindo que a desertificação característica do Permiano. Devido a isso, os níveis de oxigênio na atmosfera começou a declinar para níveis mais modestos. Nenhum dos gigantes artrópodes poderia sobreviver à nova seca, inferior oxigênio clima . Sua faixas têm a ichnotaxon nome cuithensis Diplichnites.
DADOS DO INSETO:
Nome: Arthropleura
Nome Científico: Arthropleura
Época: Carbonífero
Local onde viveu: América do Norte e Europa
Peso: Cerca de 50 quilos
Tamanho: 80 centímetros de envergadura
Alimentação: Carnívora
FONTE: WIKIPEDIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário