Gophers chifres são roedores do gênero Ceratogaulus , um membro do extinto fossorial roedor da famíliaMylagaulidae . Ceratogaulus é o gênero de roedores conhecidos apenas com chifres , e é o menor mamífero conhecido com chifres. Ceratogaulus viveu a partir do Mioceno tarde para o início da era do Pleistoceno.
O gopher chifres tinha dois chifres como mostrado à esquerda, estes foram grandes (em comparação ao tamanho do corpo), emparelhado, e originou-se do nariz. Gophers chifres são os menores mamíferos conhecidos por nunca ter chifres, e as únicas espécies conhecidas de roedores com chifres, e (com exceção de um fóssil espécies de tatu ,Peltephilus ), o único conhecido fossorial mamíferos com chifres. [ 1 ]Eles eram nativas para o que é agora o Great Plains da América do Norte , a maioria concentrada em Nebraska.
O papel dos chifres está sujeito a muita especulação; possibilidades incluem escavação (embora isso tenha sido amplamente descartada pela posição os chifres "e orientação; veja abaixo para uma análise mais detalhada), o acasalamento ou displays de combate e defesa depredadores . Porque os cornos não eram sexualmente dimórfico , o seu papel na defesa parece mais provável. [ 1 ]
Na maioria dos outros aspectos, os animais pareciam modernos marmotas . Eles foram de aproximadamente 30 centímetros (0,98 pés) de comprimento, e tinha as patas dianteiras paddle-like com garras poderosas adaptados para cavar. Eles também tinham olhos pequenos e, provavelmente, tinha deficiência visual, similar ao de umatoupeira . Estas características sugerem que eles eram susceptíveis de ser burrowing animais.
Acreditou-se que as pontas do gopher chifres eram usados para cavar, mas os chifres nasais de Ceratogaulus são inconsistentes com o uso como ferramenta de escavação. Nos mamíferos recentes que usam a cabeça para a escavação, a ponta do focinho é usado como uma pá para raspar no substrato Portanto, a única modificação dos ossos nasais é um ligeiro espessamento das pontas anterior. Embora seja teoricamente possível que alguns mamíferos pode desenvolver chifres como uma ferramenta de escavação, cavando chifres seria diferente do Ceratogaulus chifres na posição e forma. Ceratogaulus chifres estão posicionados nas extremidades posteriores dos ossos nasais e estendem dorsalmente, perpendicular ao plano do palato. Como resultado de sua posição posterior, usando os chifres para escavar traria a extremidade anterior do nasais contra o substrato após uma varredura muito curto dos chifres, tornando a cavar com as pontas extremamente ineficiente. Este movimento seria ainda mais ineficiente do que o sugerido porque a superfície anterior de uma toca é côncava, tornando praticamente impossível usar os chifres sem a extremidade anterior do focinho interferir. A expectativa é que um animal usando seus chifres anterior (ao invés de dorsalmente) teria a placa occipital posicionado na vertical ou inclinada posteriormente. Nesta configuração, a alavanca de entrada eficaz é maximizada quando a cabeça é abaixada, como no crânio rinoceronte.
A forma do chifre em si também é muito pobre para uma ferramenta de escavação. Os chifres são muito grossas e largas, com grandes superfícies planas anterior e posterior. Arrastando uma ferramenta tão ampla através do solo criaria resistência imensa, proporcional à grande área de superfície apresentado ao substrato. Finalmente, o chifre Ceratogaulus torna-se mais posteriormente posicionado ao longo do tempo, de modo que a tendência evolutiva é em direção a um chifre que se torna mais inadequadas para cavar através do tempo, ao invés de mais adequados. Assim, o argumento de que os chifres funcionava em escavações não é suportado pela morfologia ou a progressão evolutiva.
Muitas das objeções que se aplicam aos chifres como cavar implementar também se aplicam ao uso dos chifres em combate sexual. Sua orientação e posição ea morfologia do resto do crânio tornam excessivamente difícil levá-los a suportar em um adversário de tamanho similar. As vértebras cervicais são encurtados antero-posterior em todos mylagaulids (uma característica herdada porCeratogaulus de ancestral, cabeça-de escavação mylagaulids), diminuindo a flexibilidade e amplitude de movimento do pescoço e tornando ainda mais difícil para Ceratogaulus a lutar com seus chifres. Ungulados muitos com chifres mal adaptados para combater sexual ainda usá-los para o combate ou para a exposição sexual. No entanto, um uso sexualmente seleccionadas dos chifres é improvável em Ceratogaulus , como o forame óptico é muito pequena, cerca de 1 / 2 - 2 / 3 vezes o tamanho do que a do castor da montanha , Aplodonta rufa , que em si tem uma visão muito ruim. O pequeno tamanho do forame óptico indica extremamente pobre acuidade visual, o que significa que as fêmeas seria improvável que seja capaz de reconhecer visualmente um vencedor em qualquer exibe sexual ou combater sexual pelos machos.
Chifres são usados na defesa contra predadores por quase todos os mamíferos com chifres. Animais usará todas as armas à sua disposição para lutar contra os predadores, e os chifres de Ceratogaulus são particularmente adequados para a defesa. Os chifres são largos e robustos ea sua orientação dorsal e posição relativamente posterior, eles são adequados para proteger os olhos mais vulneráveis e pescoço. Ao elevar a cabeça dorsalmente, os chifres seria agarrado para trás, protegendo as áreas mais comumente atacados por predadores. Um uso similar de postero-dorsal chifres tem sido indicado para diminuir a predação em lagartos com chifres. Como os chifres crescer mais alto ao longo do tempo evolutivo, tornam-se também em posição mais posterior ea altura dos aumentos placa occipital, aumentando a alavancagem para os levantar. Ao posicionar as pontas mais posteriormente, a alavanca de saída é encurtado e, porque os músculos usados para girar o crânio dorsalmente anexar no topo da placa occipital, a alavanca de entrada é alongada. Assim, a greve dorsal com os chifres seria mais poderoso como a razão entre a alavanca de saída para a alavanca de entrada seria aumentado. Este aumento da alavancagem também seria útil em manobras os chifres para impedir os predadores de atacar na cabeça ou no pescoço, como elevação da cabeceira dorsalmente agarraria os chifres para trás, protegendo estas áreas vulneráveis. Predação é, de longe, a causa dominante da mortalidade nos mamíferos mais pequenos, assim os benefícios proporcionados por um mecanismo para reduzir a predação poderia compensar o custo substancial evolutiva de chifres em um mamífero fossorial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário