quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

AS ESPECÍES DE MAMUTES

Mamute anão

O Mamute anão era parentes dos atuais elefantes, mas não era seu ancestral, eles eram adaptações ao meio dos enormes Mamutes, que quando se encontravam exilados em pequenas ilhas eram obrigados a se tornar menores ou morrerem, existiram diversas espécies de Mamutes anões, essa era a Mammuthus exilis que viveu 12 mil anos atrás na Califórnia ( EUA ) durante o Pleistoceno, mas a última espécie de mamute a existir no planeta foi uma das espécies de Mamutes anões que viveram em ilhas congeladas ao norte da Sibéria e só foram extintas há 4 mil anos Antes de Cristo. Com a chegada de eras glaciais grande parte dos oceanos ficam congelados, assim os animais não conseguem diferenciar terra de água, atravessando mares (como aconteceu as travessias da Ásia para a América do Norte) e com fim de eras glaciais o gelo volta a derreter e os animais que atravessaram grandes porções de água não conseguem mais retornar, em pequenas ilhas não há alimento suficiente para manter um enorme bando de Mamutes, então muitos morrem e outros sobrevivem adaptando-se ao meio e assim muitas espécies de Mamutes acabaram se tornando " anões ".
Dados do Mamífero:
Nome: Mamute anão
Nome Científico: Mammuthus exilis
Época: Pleistoceno
Local onde Viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 600 quilos
Tamanho: 1,8 metros de altura
Alimentação: Herbívora
                                                     

Mamute Columbino

O Mamute Columbino conhecido também como Mamute Americano é uma espécie de mamute sem pelos, que se originou da adaptação do Mamute meridional a climas temperados e tropicais perdendo sua grossa pelagem, eles eram parentes dos atuais elefantes, ou seja, pertencentes ao grupo dos proboscídeos ou elefantídeos, porém não eram ancestrais do mesmo e existem teorias que dizem que eles foram caçados pelos humanos que moravam nas cavernas. O Mamute Columbino podia viver de 60 á 80 anos, como demonstra os vários achados fósseis desse animal.
Nome: Mamute Columbino
Nome Científico: Mammuthus columbi
Época: Pleistoceno
Local onde Viveu: América Central e América do Norte 
Peso: 10 toneladas
Tamanho: 4,2 metros de altura
Alimentação: Herbívora

                                      

Mamute Imperial

 Os Mamutes Imperiais eram os maiores dos pertencentes ao grupo dos Mamutes que por sua vez eram parentes dos atuais elefantes, ou seja, pertencentes ao grupo dos proboscídeos ou elefantídeos, eram coberto de pelos, e existem teorias que dizem que eles foram caçados pelos humanos que moravam nas cavernas. Eles viviam nos frios climas setentrionais da América do Norte e Rússia e se extinguiram há 12 mil anos atrás, por não viver em regiões de frio extremo seus pelos não tão volumosos se comparados aos do Mamute lanudo. Existiam várias espécies de mamutes essa era o Mammuthus imperator,  mas também existiam o Mamute que deu nome ao grupo, o Mamute lanudo entre outros.
Nome: Mamute Imperial
Nome Científico: Mammuthus imperator
Época: Pleistoceno
Local onde Viveu: América do Norte e norte da Ásia ( Rússia )
Peso: 18 toneladas
Tamanho: Cerca de 5 metros de altura
Alimentação: Herbívora

                                           

                          Mamute Lanudo

 O Mamute lanudo cujo nome se origina de sua grande camada de pelos que os protegiam das baixas temperaturas polares. Viveu há aproximadamente 12 mil anos atrás no final do Pleistoceno no Norte da Rússia, na região Siberiana e durante a última era glacial, quando se formou a ponte de terra entre a Ásia e a América do Norte, eles migraram para a América do Norte, porém se mantinham sempre próximos de regiões geladas, migrando apenas para regiões um pouco mais quentes durante os rígidos invernos.
     Foram umas das espécies de mamutes mais abundantes, pois seus achados fósseis são bem numerosos, incluíndo até individuos congelados muito bem preservados, os quais geraram esperanças de se encontrar DNA´s intactos, possibilitando-se assim a clonagem e eventual retorno dessa espécie. Se alimentavam de vegetações presentes nos frios climas setentrionais, como as tundras e estepes, os quais eram compostos por vegetações rasteiras e com pouca quantidade de árvores.
     Seus corpos eram fortes e compactos, com orelhas pequenas e uma grossa camada de pelos longos, que juntamente com suas longas presas curvas, os tornavam bem adaptados a enfrentar os climas frios próximos aos pólos. Os Mamutes lanudos eram apenas uma das várias espécies de mamutes que existiam, acredita-se que os Mamutes lanudos eram descendentes dos Mamutes ancestrais, os quais sofreram adaptações aos climas frios siberianos.
     Existem várias teorias para sua extinção, porém as mais aceitas são as de que os mamutes lanudos foram caçados pelos homens até a extinção, pois os mamutes poderiam fornecer grandes quantidades de carne, gordura e pelos, além das presas que eram utilizadas para a fabricação de diversos utensílios. Porém outros fatores podem ter ajudado a levar a extinção completa dessa espécie, como por exemplo mudanças climáticas, pois a era glacial já estava chegando ao seu término, e também doenças que os homens e seus animais "domésticos" poderiam transmitir devido a suas longas migrações.

Dados do Mamífero:
Nome: Mamute Lanudo
Nome Científico: Mammuthus primigenius
Época: Pleistoceno
Local onde viveu: América do Norte e Rússia
Peso: Cerca de 8 toneladas
Tamanho: 3,3 metros de altura
Alimentação: Herbívora

Mamute Meridional

O Mamute meridional também chamado de Mamute ancestral, migrou da Ásia para a América do Norte há 1,7 milhões de anos atrás durante o Pleistoceno, continuou as suas peregrinações e ao ir mais para o sul adaptando-se ao clima evoluiu para oMamute columbino, como todo mamute comia gramas, folhas e outras folhagens, tudo em enormes quantidades para manter seu enorme corpanzil de quase 10 toneladas.
Dados do Mamífero:
Nome: Mamute Meridional
Nome Científico: Mammuthus meridionalis
Época: Pleistoceno
Local onde Viveu: América do Norte e norte da Ásia ( Rússia )
Peso: Cerca de 10 toneladas
Tamanho: 4 metros de altura
Alimentação: Herbívora

                          

Mastodonte Americano

O Mastodonte Americano viveu na América do Norte durante o Pleistoceno, juntamente com seus parentes não distantes os mamutes e os elefantes. Os Mastodontes machos mediam 3 metros, na altura do dorso, já as fêmeas eram um pouco menores. Comiam vegetação  macia como folhas e ramos nos campos e florestas norte americanos.
Dados do Mamífero:
Nome: Mastodonte americano
Nome Científico: Mammut americanum
Época: Pleistoceno
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 7 toneladas
Tamamnho: 3 metros de altura
Alimentação: Herbívora

                                    

Mastodonte da Planície

 O Mastodonte da Planície viveu na América do Sul há 3 milhões de anos atrás durante o Plioceno, descendendo dos mastodontes que vieram da América do Norte quando se formou a ponte de terra entre as Américas. Os Mastodontes machos mediam 3 metros, na altura do dorso, já as fêmeas eram um pouco menores. Comiam vegetação  macia como folhas e ramos nos campos e florestas sul americanos. Os Mastodontes das Planícies são um dos maiores mamíferos que habitaram a América do Sul.
Dados do Mamífero:
Nome: Mastodonte da Planície
Nome Científico: Cuvieronius humboldtii
Época: Plioceno
Local onde viveu: América do Sul
Peso: Cerca de 7 toneladas
Tamamnho: 3 metros de altura
Alimentação: Herbívora

             

FONTE: AVPH@IG.COM.BR

2 comentários: