sábado, 23 de julho de 2011

Dunkleosteus

Nome científico: Dunkleosteus terrelli, ?D.Marsaisi, D.raveri, D.amblyodoratus
Significado do nome: Osso de Dunkle
Classificação científica: Chordata> Placodermi> Arthrodira> Dinichthydae>Dunkleosteus
Comprimento: Até 9 metros
Peso: Aproximadamente 4 toneladas
Local onde viveu: América do Norte, Polônia, Bélgica e Marrocos
Época: Período Devoniano, há cerca de 380-360 milhões de anos
Alimentação: Carnívora
O Dunkleosteus foi um dos maiores placodermos que já existiu, medindo quase 10 metros e pesando 4 toneladas. Este gigante dominou os mares de parte da Europa, América do Norte e África durante o final do Devoniano, há 380 milhões de anos. Este animal tinha uma armadura, sua característica principal, que não deveria servir para se proteger, já que era o maior animal carnívoro de sua época, comendo até tubarões.
O Dunkleosteus foi nomeado em 1956 por David Dunkle, por isso o nome:Dunkle=David Dunkle, e Osteus=Osso, ou seja, "Osso de Dunkle". A espécieD.terrelli, foi originalmente descrito como uma espécie Dinichthys, em 1873. Este animal, como eu já disse, é um Placodermo. O termo Placodermo significa "Pele Blindada": Placo= Blindada; Dermo=Pele. Ou seja, ele era diferente dos peixes ósseos atuais, tinha uma dura armadura no corpo, que o protegia de batidas ou outros danos.
Provavelmente, o Dunkleosteus era um nadador não muito rápido nem eficiente(embora poderoso), devido à sua pesada armadura óssea. O mais famoso espécime de Dunkleosteus fica no Museu de História Natural de Cleveland, porém outros espécimes estão no Museu de Queensland e no Museu de História Natural Americano.






fonte: blog animais aquatics pre históricos

Nenhum comentário:

Postar um comentário