sexta-feira, 13 de maio de 2011

Pesquisadores acham novo fóssil de dinossauro em MG


Escavação retomada na BR-050, em Uberaba, deverá durar cerca de 11 dias
Pesquisadores acenam com a possibilidade de novas descobertas no local onde foi encontrado, em abril, o fêmur do maior dinossauro brasileiro. As escavações na rodovia BR-050, em Uberaba, foram retomadas nesta quarta-feira (11). No lugar, está parte de outro fêmur, talvez do mesmo animal.

Segundo o diretor do Museu dos Dinossauros, Luiz Carlos Ribeiro, oito pessoas participaram dos trabalhos pela manhã, e a equipe acha provável encontrar mais fósseis.

- Já avistamos algo diferente, mas ainda não dá para confirmar. O certo é que temos mais um fêmur lá.

A instituição integra o Complexo Científico e Cultural de Peirópolis da UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro).

De acordo com Ribeiro, a escavação deve durar 11 dias. O ponto exato fica a 28 km do perímetro urbano de Uberaba, no sentido Uberlândia, na BR-050.

Chamou a atenção dos estudiosos o fato de que o local está longe do Sítio Paleontológico de Peirópolis – onde, em outras ocasiões, foi encontrada a maioria dos restos dos dinossauros. A distância é de 48 km.

O dado indica que os arredores de Uberaba guardam um grande acervo de ossos pré-históricos. Em outra localidade, a cerca de 30 km do município, no sentido Conceição das Alagoas, foi encontrada água natural quente, revelando que a região é vulcânica.

Gigante teria vivido há 70 milhões de anos

O fêmur achado em abril tem cerca de 60 centímetros. Foi descoberto no km 153 da BR-050, região conhecida como Serra da Galga. A equipe acredita que o “dono” tivesse 18 m de comprimento e peso aproximado de dez toneladas.

O fóssil é muito grande e, como o restante do esqueleto ainda está enterrado, o animal pode ser bem maior que o imaginado. Mas o diretor do museu não descarta a possibilidade de que o fêmur pertença a outra espécie, o que deverá ser esclarecido após a montagem completa da peça.

O grupo que participa da escavação na BR-050 é formado por pesquisadores do museu, alunos da UFTM e um argentino, que há um ano acompanha os trabalhos em Peirópolis. Já foram retiradas da região cerca de 200 peças nos últimos anos, sendo as primeiras descobertas registradas no início da duplicação da rodovia.

O maior dinossauro encontrado até agora no país foi batizado de Uberabatitan riberoi e teria vivido há 70 milhões de anos.

Museu dos Dinossauros/Divulgação
Ilustração mostra como seria o dinossauro cujo osso foi achado em abril

fonte: R7.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário