terça-feira, 4 de janeiro de 2011

                                     REPRODUÇÃO DOS DINOSSAUROS


                                            



Os dinossauros eram semelhantes à maioria dos répteis na forma de se reproduzir. Eram ovíparos, ou seja, seus embriões eram desenvolvidos fora do organismo da fêmea, dentro de ovos que eram depositados em ninhos.
A determinação do sexo dos embriões ainda hoje é debatida, pois existem duas hipóteses:
A primeira hipótese mostra a forma de alguns répteis que determinam o sexo do embrião quando o espermatozóide é fecundado. Se o espermatozóide contiver o cromossomo Y, o embrião será macho e se o espermatozóide contiver o cromossomo X, o embrião será fêmeo.
A segunda hipótese se baseia na forma de alguns répteis que não determinam o sexo do embrião durante a fecundação e sim ao chocar os ovos. Quando o ovo é chocado, este atinge uma determinada temperatura e esta determina o sexo do embrião.
Os métodos de construção dos ninhos variavam de acordo com a espécie dos dinossauros. Algumas espécies depositavam seus ovos num tipo de ninho comunitário que era utilizado pelas fêmeas do mesmo grupo social enquanto outras espécies criavam seu próprio ninho e ali permaneciam para chocar o ovo.
Por Gabriela Cabral
FONTE: BRASIL ESCOLA


Nenhum comentário:

Postar um comentário