quarta-feira, 29 de junho de 2011

Arqueólogo descobre Pterodáctilo que viveu no Saara


Editora Globo
A Fênix é uma criatura mitológica com a capacidade de renascer das cinzas. Mas essa Fênix, longe de ser mito, renasceu de antigos fósseis desenterrados no deserto do Saara. O réptil voador gigante, também conhecido como pterodáctilo, viveu há 95 milhões de anos e é descrito na última edição da revista PLoS ONE. Seu nome científico é Alanqa saharica, que basicamente significa "Phoenix do Saara", em árabe.
Segundo o pesquisador, o Fênix é distinto de todos os outros pterossauros por sua mandíbula inferior em forma de lança, que não tinha dentes e se parecia mais com o bico de uma garça. Durante as escavações no Marrocos, além dos ossos da mandíbula, os cientistas recuperaram uma vértebra parcial do pescoço do dinossauro que indica que ele tinha uma envergadura de cerca de seis metros. 

A mesma expedição descobriu outros dois diferentes tipos de pterossauros, sugerindo que várias espécies similares viviam lado a lado na mesma região e ao mesmo tempo. Cada um, provavelmente, especializado em um determinado nicho ecológico, como muitas aves marinhas o fazem hoje. 

"Quando esse pterossauro era vivo, o deserto do Saara era uma bacia no leito de um rio, com plantas tropicais exuberantes e vida animal", explicou o líder do projeto Nizar Ibrahim, pesquisador da University College Dublin, àDiscovery News. "Isso significa que havia muitas oportunidades para pterossauros diferentes coexistirem e, talvez, alimentando-se de tipos de presa bem diferentes".

Nenhum comentário:

Postar um comentário