segunda-feira, 18 de abril de 2011

Nova espécie de dinossauro é descoberta na Coreia do Sul


O Koreaceratops era bípede, herbívoro, media cerca de um metro e meio de comprimento e tinha hábito semiaquático

Concepção artística do Koreaceraptops, nova espécie de dinossauro confirmada por uma equipe internacional de cientistas

Ossos do Koreaceratops foram encontrados por acaso por um trabalhador da cidade sul-coreana de Hwaseong.

Cientistas concluíram que vários ossos achados em 2008 na Coreia do Sul pertencem a um tipo de dinossauro da família dos ceratopsianos até agora desconhecido. A descoberta foi confirmada por uma equipe internacional de pesquisadores.
A espécie viveu na região há 103 milhões de anos, durante o período Cretáceo Inferior - entre 145 e 100 milhões de anos atrás. Foi batizada de Koreaceratops em homenagem do grupo de pesquisadores sul-coreanos, japoneses e americanos ao país onde os fósseis foram encontrados.
Os restos do novo dinossauro foram descobertos por acaso por um trabalhador da cidade sul-coreana de Hwaseong, na província de Gyeonggi, em uma rocha que continha ossos do quadril e da cauda.
De acordo com a pesquisa, publicada na revista alemã Naturwissenschaften, o dinossauro era bípede, herbívoro, media cerca de um metro e meio de comprimento e tinha hábito semiaquático. O Koreaceratops, relativamente pequeno, usava sua cauda plana para se movimentar na água.
A descoberta do novo tipo de dinossauro respalda a teoria de que os ceratopsianos surgiram na Ásia, mas chegaram a seu apogeu no que hoje é a América do Norte durante o período Cretáceo.
Os ceratopsianos foram dinossauros herbívoros com protuberâncias ósseas e bicos parecidos com os das aves. Seu registro fóssil é abundante nos Estados Unidos, mas também foram encontrados vestígios na Mongólia, China e Japão.

FONTE: REVISTA VEJA  

Nenhum comentário:

Postar um comentário