domingo, 15 de maio de 2011

Um dinossauro de dedos tinham grande garra em cada mão única


A um dinossauro de dedos com uma garra única grande em cada mão, foi descoberto na China.
Os cientistas acreditam que monodactylus Linhenykus, que ficou apenas 2 pés de altura e pesava mais ou menos como um papagaio de grande porte, pode ter usado seu dino-dígitos para escavar ninhos de insetos.
A criatura bípede pertencia ao alvarezsauroids, um ramo da família dos "terópode 'de dinossauros carnívoros.


Terópodes deram origem às aves modernas e incluiu nomes famosos, como o Tyrannosaurus rex eo Velociraptor.
Mas os pesquisadores descobriram Linhenykus tinha uma característica marcante não vi em nenhum de seus parentes, um único dedo funcional em cada mão carregando uma grande garra.
Michael Pittman, da University College London, um dos cientistas que descreveu a descoberta hoje na revista Proceedings, da Academia Nacional das Ciências, disse: 'terópodes não-avianos começar com cinco dedos, mas evoluíram para ter apenas três dedos em formas mais tarde.
Tiranossauros eram incomuns em ter apenas dois dedos, mas o Linhenykus um dedo mostra quão extenso e complexo modificações mão terópodes eram realmente.
Um esqueleto parcial de Linhenykus remonta 75-84000000 anos foi encontrado em uma formação rochosa rica em fósseis perto da cidade de Linhe, Mongólia Interior.
Co-autor Dr. Jonas Choiniere, do Museu Americano de História Nacional, em Nova York, disse: "estruturas vestigiais, como as pernas em baleias e cobras, podem aparecer e desaparecer, aparentemente ao acaso, no decurso da evolução.
"Linhenykus destaca a vestigiality dos dedos exterior alvarezsaurids avançada e ressalta a complexidade na evolução desses dedos vestigiais.
Linhenykus viveu ao lado intimamente relacionadas e de tamanho similar dinossauros terópodes, dinossauros, bem como clube de cauda, ​​dinossauros com chifres, pequenos mamíferos e lagartos.




fonte: discovery chanel



Nenhum comentário:

Postar um comentário