quinta-feira, 28 de julho de 2011

Antigo crocodilo era ainda mais assustador: dentes enormes e cara de cachorro


Um fóssil de crocodilo com dentes grandes e um crânio canino pode esclarecer mais sobre a anatomia de um estranho grupo de predadores extintos, chamados Baurusuchia.
O fóssil foi descoberto por um funcionário municipal em uma pequena cidade em Minas Gerais. Ele data de 70 milhões anos atrás, perto do final da Era dos Dinossauros.
Considerando que os crocodilos modernos têm a cabeça baixa e plana, esta nova descoberta dá uma das primeiras características sobre a anatomia da cabeça deste grupo estranho, que apresenta crânios altos como cachorros, com caninos alargados e longas pernas.
A criatura é chamada Pissarrachampsa sorosPissarrachampsa significa “um crocodilo de Piçarra”, o nome do local. E soros significa “tarde”, referindo-se a como ele foi um dos últimos fósseis encontrados durante expedição de 2008. Também se refere à bandeira de Minas “Libertas quae Sera Tamen” ou “Liberdade, ainda que tardia”.
Estes crocodilos certamente não se escondiam como um tronco em um rio, como seus parentes modernos. Os pesquisadores afirmam que as rochas encontradas com os fósseis sugerem um ambiente quente e seco para a região 70 milhões de anos atrás.
Ao invés disso, os predadores provavelmente viviam de forma semelhante a cães selvagens hoje. Dado o número e o tamanho de seus dentes, os crocodilos pareciam se alimentar de animais com 4 a 6 metros, incluindo dinossauros e outros crocodilos. E ao invés de “engatinhar” como fazem atualmente,P. soros galopava.
Semelhante a outros crocodilianos da sua época, este crocodilo era envolto em uma armadura, tinha superfícies ósseas ásperas e músculos enormes para abrir e fechar a mandíbula.
A reconstrução digital da cavidade cerebral do fóssil está em andamento e deve revelar informações sobre o tamanho e a forma do cérebro da criatura, além de suas habilidades auditivas. Os pesquisadores também vão olhar para o resto das estruturas internas do P. soros para encontrar pistas sobre como este crocodilo viveu e por que é tão peculiar.

fonte: msn

Nenhum comentário:

Postar um comentário